Quantcast
Bookmark and Share

Thiago Toes

Thiago.Toes

Profile/CV

Nascido em 1986,vive e trabalha em São Bernardo do Campo -SP

TOES foi apresentado à arte abstrata, ao cubismo e ao surrealismo, estéticas as quais podemos identificar quase que de imediato em suas obras. Mas se por um lado há essa verossimilhança aos movimentos artísticos antigos, por outro encontramos a originalidade ressaltada nos traços de Toes, resultado de seus pensamentos sensíveis e da maestria com que faz seus sonhos ganharem forma e se tornarem realidade simultaneamente de maneira infinita e particular.

Seu trabalho nos remete às sensações mais necessárias e primitivas de vazio, ao mesmo tempo em que nos propõe observar e repensar o lugar que ocupamos no espaço, não importa se em um espaço abstrato ou concreto. Seus personagens meticulosamente geométricos e a maneira como ora lança mão de cores gélidas, ora de cores fortes e alegres faz com que nos relembremos de algo muito simples: o principal da arte, com ou sem objetivos, não é apenas manifestar uma cultura, mas, antes de tudo, revelar sonhos, mistérios e enquietudes. E é isto, enquanto artista, que Toes representa: uma mente inquieta que se propõe a utilizar o universo fantástico e uma aura mística para colorir o aqui, a Terra, estática e real. 

A percepção de arte e a naturalidade com que lida com os tons e contrastes se encarregaram, com o tempo e com a sua vontade, de transpôs os aspectos visuais do graffiti. Hoje e cada vez mais Thiago se dedica à pintura de telas com o uso de pincel, aquarela, pastel, óleo e até mesmo spray e látex. São duas atmosferas artísticas distintas que convivem em paz em uma só pessoa. A ideia do futurismo e dos elementos astrológicos também serve de inspiração para ele, cuja simplicidade de pensamento faz surgir à tona obras que nos marcam justamente por causa dos traços limpos.

Suas retas evidenciam algo íntimo – a personalidade minuciosa e ingênua de um artista que voa em liberdade, seja com um pincel ou com uma lata de spray na mão. Em seu trabalho é possível encontrar algo adormecido de cada um de nós, ainda que incerto, talvez um sentimento, talvez uma identificação com seus elementos fictícios. Mas uma coisa é certa: se há a possibilidade de tudo ser arte, Toes nos facilita a reflexão. Graças à energia cósmica e à mágica sensação de tranqüilidade que seu trabalho transmite, temos a certeza de que se trata de arte de primeira linha.

por Mariana Melleu

Send this profile to a friend

>> View All Members