Quantcast
Art Review
 Daniel Melim ,street art, Sao Paulo
Daniel Melim Presents His Latest Media Manipulation Works In Sao Paulo - ArtLyst Article image

Daniel Melim Presents His Latest Media Manipulation Works In Sao Paulo

18-09-2013
 
Bookmark and Share

In Choque Cultural Gallery, a gallery specialising in street art in São Paulo, is running a solo show of Daniel Melim. After realising a public project in London’s South Bank, the artist exhibits his latest production with large scale paintings and stencil mixed media, closing a cycle and starting a new one in his career.

Melim’s works evolved last year and recently he started inserting photographs of   his world’s vision. The photos are of interest because they are symptomatic views from a city in constant transformation.  São Paulo and neighborhoods in the area are featured. Part of this exhibition at the gallery came from stencils that the artist blends into his paintings composing new forms, to close a cycle of his production. The stencils are connected with Melim’s works because they are perpetuated as images into his paintings.

Melim uses themes that come from the media and HQ from fifties, but only connected people can understand the meaning of his paintings and murals with a criticism as in “Manipulação das Massas” [Mass Manipulation] that shows a note about what we suffer with media manipulation.

Choque Cultural

Rua Medeiros de Albuquerque, 250 – São Paulo/ Brazil Ends 5 October http://choquecultural.com.br


Words: Douglas Negrisollib Photos: Courtesy of Gallery

Depois de projetos em Londres, Daniel Melim apresenta últimas produções em São Paulo

Após a conclusão de um projeto de ocupação urbana no South Bank, em Londres, o artista Daniel Melim está de volta ao Brasil e já se ocupa com um novo trabalho: sua exposição individual na Galeria Choque Cultural, em São Paulo. Na mostra, aberta ao público até 5 de outubro, o artista exibe suas últimas pinturas de grande escala e assemblages com os estêncis que utilizou durante vários anos.

Os trabalhos de Daniel Melim mudaram ao longo desses anos e recentemente ele passou a inserir fotografias de suas intervenções para que seja feita uma nova leitura da obra do próprio artista e suas conexões com o mundo. Me interessam as leituras dessas fotografias pois são sintomáticas de uma cidade em transformação constante como São Paulo. Parte da exposição exibida na galeria veio de estêncis que foram aglutinados e compuseram novos quadros e assemblages muito mais como uma transformação e a ruptura de um ciclo do que do seu efeito estético. Esses estêncis estão ligados à obra de Melim e agora foram perpetuados na forma de imagem fluida, permitindo a transparência onde outrora passou a tinta.

A temática que Melim usa está ligada aos HQ’s e às propagandas dos anos 50, mas só uma pessoa muito antenada entende o recado que o artista quer passar com sua crítica social intensa e uma forma jocosa de compreender o mundo.

Uma das minhas obras preferidas é a “Manipulação de Massas” (2013), um mural que também foi realizado na Pinacoteca de São Bernardo do Campo (SP) em um formato maior e com outras cores. Melim se utiliza dessas propagandas dos anos 50 e coloca uma atenção toda especial para o recado de que somos manipulados pela mídia e toda uma série de instâncias como a publicidade e marketing.

No geral, a exposição está concisa e vale a visita por se tratar de uma importante ruptura na carreira do artista, principalmente por causa das fotografias e das novas técnicas que não eram comuns em seu trabalho, como o verde que o artista insere. Entretanto, o espaço da Choque Cultural não comporta mais esse tipo de obras de grandes formatos. A galeria recentemente deu um passo enorme para a sofisticação de seu trabalho e a diminuição de artistas representados e atendimento em um só local, mas a casa é pequena e a obra de Melim é muito grande para o espaço.

 Choque Cultural

Rua Medeiros de Albuquerque, 250 – São Paulo/ Brazil Fecha: 5 de Outubro
http://choquecultural.com.br

Texto: Douglas Negrisolli Foto: Cortesia da Galeria


 Daniel Melim

Daniel Melim


Subscribe to our weekly newsletter

* indicates required

Email Format

View previous campaigns.

Crossroads Art Show 2016 - 6-9 October - The Old Truman Brewary
Advertise with Artlyst
Artlyst Quiz

TWITTER FEED

ICA
Canvas Bar
Camden Arts Centre
Art Below
Guardian Select
Button Advertise
Top 10 Exhibitions
Top 10 Emerging Exhibitions