Multimedia Installation Shows Popular Culture from Pernambuco In Brazil

Tamaracá is an island and a city in Pernambuco, Brazil, located in the Atlantic Ocean. It was in this tropical paradise that a typical Brazilian dance called “Ciranda” was created. It was made by fishermen’s wives who sang and danced hoping that they reached from the sea.

With the help of multimedia group 3Ecologias, a new exhibition will show this important popular Brazilian reference, in other 3 states at Correios Cultural Center in Recife, Rio de Janeiro and Brasília.

The exhibition organizer Ricardo Brazileiro from 3Ecologias comment “I feel a great responsibility to participate in this exhibition. The first reference I have is Lia’s exuberance and beauty. After I was pleased to see that, beyond all this, Lia carries a simplicity and joy so strong that overflow all”.

On show is Lia de Itamaraca which will not only be revisited, but her production is exposed to dialogue with contemporary expressions of Pernambuco. Installations created and performed exclusively for the exhibition by the visual artist Lia Leticia and group 3Ecologias are on show. Net explore the universe of the musician.

Words: Douglas Negrisolli / Images: courtesy of artists

Centro Cultural Correios
Av Marquês de Olinda, 262 / Recife-PE

Ends 1 December and goes to Rio de Janeiro

Instalação multimídia mostra cultura popular de Pernambuco

Por todo o Brasil, há quem nunca a tenha visto, mas conheça seu nome e saiba exatamente o que ela faz: ciranda. Lia, Ilha de Itamaracá e ciranda são hoje palavras indissociáveis e que integram com imensa força o imaginário coletivo da cultura brasileira. “Essa ciranda quem me deu foi Lia que mora na Ilha de Itamaracá…”

A partir de quinta (17/10), o Recife é convidado a mergulhar no universo dessa diva de maneira única. Realizada em parceria com o Centro Cultural Estrela de Lia,  
a exposição multimídia Lia – A Ilha e a Ciranda entra em cartaz no Centro Cultural Correios, reunindo objetos pessoais, fotos e vídeos da artista.  
Registros em suportes diversos remetem à Ilha de Itamaracá e apresentam a cultura, os saberes e as pessoas responsáveis por salvaguardar a manifestação popular da Ciranda. Nos relatos, a história de Lia e a história da ciranda se encontram e se misturam. Lia é a ciranda e a ilha; a ciranda é canto de Lia sobre a ilha, e dela para o mundo.
Na mostra, Lia de Itamaracá não será apenas revisitada, mas sua produção é exposta ao diálogo com expressões da arte contemporânea pernambucana. Em instalações criadas e executadas exclusivamente para a exposição, a artista visual Lia Leticia e o grupo 3Ecologias.net (Ricardo Brazileiro e Ricardo Ruiz) exploram o universo da musicista.

“Sinto uma responsabilidade muito grande em participar dessa exposição. A primeira referência que tenho de Lia é de exuberância e beleza. Depois tive o prazer de perceber que, além disso tudo, Lia carrega uma simplicidade e uma alegria tão fortes que transbordam tudo. A proposta da 3Ecologias é de perpetuar a imagem de Lia como rainha, na beira da praia, diante do mar, em diálogo com uma paisagem virtual”, adianta Ricardo Brazileiro.
Paralelamente também serão realizados dois shows com a presença Lia de Itamaracá e sua banda.

Centro Cultural Correios
Av Marquês de Olinda, 262 / Recife-PE
Fecha dia 1 de dezembro e parte para o Rio de Janeiro

Tags

,